A ADIB pretendendo ser uma Instituição atenta e inovadora, projectada essencialmente para o desenvolvimento social e indo ao encontro das necessidades da população de Idães e da comunidade em geral, iniciou a sua actividade a 1 de Setembro de 1999 como associação de solidariedade social, sem fins lucrativos.
Fundada em 1980 e orientada para a área da acção social, a sua missão básica é responder às necessidades das crianças e das pessoas idosas, criando e oferecendo serviços que respondam à realidade social, com base numa visão esclarecida e humanista, sendo os idosos o seu passado/presente rico de experiências e valores e as crianças o seu futuro. Assim, a ADIB procura continuamente ser um ponto de equilíbrio entre dois grupos etários, proporcionando uma valorização mútua e uma intergeracionalidade sadia e inovadora. Para atingir estes fins, a ADIB baseia o seu trabalho num modelo de intervenção assente no conhecimento de práticas positivas nas áreas psicossociais e educativas que garantam a qualidade dos nossos serviços.
O compromisso principal da ADIB é para com a defesa dos direitos das crianças e das pessoas idosas, em que se perspetivam valores como a segurança e o afecto. A actividade da ADIB baseia-se numa visão positiva e solidária, focada na resolução das necessidades de maior vulnerabilidade.
A ADIB tem como objetivo global contribuir para a promoção da qualidade de vida dos seus Clientes, quer ao nível da colmatação de necessidades nas vertentes etárias da infância e da terceira idade, quer ao nível da procura de respostas para os problemas sociais existentes na comunidade. Para tal, dinamiza parcerias activas com outras Instituições e Serviços Públicos, com o propósito de dar expressão ao dever de solidariedade e de justiça social. Pretende-se que esta política seja devidamente esclarecida aos colaboradores da Instituição no sentido de se assegurar o seu cumprimento, melhorando continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Em traços gerais, a política assenta em:
- Promover a humanidade e solidariedade social;
- Dinamizar um serviço social de qualidade, atuando num quadro de inovação, profissionalismo e transparência;
- Promover o desenvolvimento global com base na promoção social e cultural, minimizando as carências da comunidade envolvente;
- Investir numa parceria contínua com as entidades locais, de carácter privado, social e cultural, de forma a prestar serviços sociais e comunitários adequados;
- Promover a satisfação dos utentes diretos e indiretos;
- Promover um sistema de comunicação aberto, simples e constante com os clientes/famílias, colaboradores, paróquias, autarquias, comunidade e meio ambiente;
- Promover a formação e especialização dos seus recursos humanos;
- Valorizar o trabalho em equipa, as contribuições individuais, incentivando a participação de todos e implementar ações que visem a melhoria da qualidade;
- Melhorar contínua e progressivamente o funcionamento da Instituição, cumprindo a legislação em vigor.