História

A ADIB é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública, constituída estatutariamente em 29 de Janeiro de 1980, com sede na Vila de Barrosas.

Embora cada Lar tenha uma história diferente, carácter e estrutura próprios, todos eles têm um factor em comum: devem a sua existência ao compromisso, à dedicação e fé de um grupo de pessoas que juntaram esforços para abrir um Lar na sua localidade. O trabalho para a inauguração de qualquer Lar é imenso, desde a procura da casa, escolha do local, adaptações do edifício, custos, etc. A maior parte deste trabalho é executado por voluntários que dedicaram o seu tempo livre à concretização deste sonho.

A sua fundação nasce do empenho e motivação de um grupo de cidadãos Barrosenses que sentindo as dificuldades da comunidade lançam-se neste projecto que demorou 20 anos até se consolidar naquilo que é actualmente o edifico sede da instituição e simultaneamente o equipamento social.

O objectivo fundamental da intervenção da ADIB definido em estatutos que têm quase 20 anos centra-se no desenvolvimento social e cultural da população de Barrosas, bem como a criação de infra-estruturas sociais que respondessem às efectivas necessidades da população: apoio à Infância e à 3ª Idade.

Depois de existir, o Lar debate-se, então, com a necessidade de dispor de recursos financeiros para o seu funcionamento e manutenção. Esta responsabilidade cabe à Direcção / Comissão Administrativa de cada Lar bem como a angariação de fundos necessários à sua continuidade. Compete-lhe, igualmente, seleccionar o pessoal, incluindo o de maior responsabilidade, a definição das regras de funcionamento, a gestão de conflitos, a manutenção do edifício e das instalações, a promoção e divulgação dos objectivos do Lar, sempre no sentido de proporcionar a melhor qualidade de vida aos residentes.

O trabalho dos vários elementos que constituíram a direcção da ADIB durante quase 2 décadas foi uma luta pela angariação de fundos que se concretizasse na compra de um terreno e no apoio á construção do equipamento bem como em esforços para apresentação e aprovação do projecto junto da Segurança Social.